O morango é um fruto muito apreciado pela sua enorme quantidade de componentes benéfico a saúde. Tais frutos possuem uma coloração avermelhada muito chamativa.
Tal coloração é devida a presença da pelargonidina.
A pelargonidina é um composto orgânico que faz parte da categoria das antocianinas. As antocianinas, na natureza, estão diretamente relacionadas com a molécula de açúcar. Esses pigmentos fazem parte dos flavonoides, que por sua vez, são eles que dão cores a uma enormidade de frutas e flores da natureza, representam o grupo mais importante de pigmentos hidrossolúveis detectáveis pelo nosso olho, sendo eles, armazenados nos vacúolos das células vegetais. Sua contribuição para com as plantas, é evitar a penetração de raios ultra-violetas pelas plantas, e evitando assim a produção de radicais livres. Existem inúmeras pesquisas sobre a sua aplicação em humanos, retardando o envelhecimento das células do corpo, protegendo-o contra tipos de câncer de pele.
A sua presença em plantas, produz a coloração laranja-avermelhada. Está presente em: morango, bananeira, acerola, pitanga, gerânio, amora e ameixa.
Algumas pesquisas sobre o pigmento podem ser encontradas em:
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/28411/000769962.pdf?sequence=1
http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/70360/1/2012-177.pdf
*essa é a primeira publicação de uma série sobre as moléculas coloridas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário