a2

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

ARDUINO

    O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica livre. Sua fabricação e suporte é todo italiano, por ser livre, pode ser criado a partir de seus componentes de forma individual e montado conforme a necessidade do usuário, anida existem á venda versões que imitam a placa original, vendidas a um preço menor, contudo não são indicadas por serem tecnicamente inferiores a original.
    Inicialmente em 2005, a placa tinha somente por objetivo o ensino, contudo com seu enorme sucesso, ela passou a ser aplicada em diversos projetos e até em meio profissional. 
    O seu Hardware conta com controlador Atmel AVR de 8bits, operando em 5 volts.

    O controlador foi desenvolvido pela Atmel em 1996, sendo um dos primeiros da família a utilizar a memória flash. Velocidade de processamento: 20MHz; Ram:2KB; memória programável: 32KB.
    Possui ainda um cristal controlador de frequência. 
    Para aumentar o "poder" da placa podem ser acoplado um Shield, que são, como a tradução sugere, extensões que permitem o acoplamento de estruturas sobre a placa, tornando o projeto móvel e criando a possibilidade de mobilidade da placa, sendo uma excelente alternativa para que sofre com poucas placas a disposição.
    No presente texto, temos em foco o arduino UNO, que está representado na foto a baixo:


    Existem vários projetos na internet para montagem de placas semelhantes, um exemplo é a da montagem do arduino standalone. Pode ser acessado através do link(http://arduinolabs.in/como-montar-um-arduino-standalone/).
    Após sua montagem, ele ficará semelhante a este:

   
    Com o arduino é possível controlar o uso de lâmpadas, motores, e inúmeros sensores que exitem no mercado atualmente. Os comandos são criados a partir de um software que pode ser baixado gratuitamente na internet, e sua linguagem é baseada em C++.
Alguns exemplos de projetos já feitos:



Texto escrito por João Antônio G.K
Referências: Wikipédia
Contado, dúvidas, sugestões: joao81901@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário