Normalmente, temos a imagem associada ao sulfato de cobre de coloração azulada, contudo, essa é apenas uma das possíveis formas que o podemos ter. O sulfato de cobre é provavelmente o sal de cobre mais conhecido, popular especialmente entre aqueles que já tiveram algum contato com laboratórios, fato talvez devido a sua marcante cor azul.
SULFATO DE COBRE(II) PENTA-HIDRATADO (SCPH)
A hidratação do sulfato de cobre(II) anidro é uma reação exotérmica. O calor da reação é suficiente para produzir vapor e perturbar o pó.
Na foto, podemos visualizar como a adição de água ao sulfato de cobre anidro causa uma certa movimentação do pó, além disso, possui um efeito visual muito interessante, uma vez que ocorre também, a mudança de coloração do composto. Esta coloração azul é característica dos íons de cobre de carga 2+ na presença de água. A água contida nos cristais de sulfato de cobre e de muitos outros compostos é conhecida como água de hidratação e dizemos que o sulfato de cobre é um sal hidratado. Quando os cristais se formam, muitas vezes são incorporadas moléculas de água que estavam ao redor do soluto na estrutura cristalina.
Também é recorrente o uso do mesmo para práticas de cristalização.
Na foto abaixo, um exemplo ao extremo, onde o artista britânico Roger Hiorns usou de 75.000 litros de solução de SCPH , para recobrir toda a superfície interior da residência.
SULFATO DE COBRE(II)
Esse, por sua vez, é um pó branco, sendo muito menos interessante do que o anterior.
O sulfato de cobre(II) hidratado é aquecido em um tubo de ensaio. A reação de desidratação é endotérmica (que absorve calor). Observe a água condensando nas paredes do tubo.
Podemos perceber um fenômeno muito interessante com relação a esses dois estados do sulfato de cobre(II): eles caracterizam um fenômeno químico reversível.
Uma observação: agora que você já sabe que existe a possibilidade de dois sulfatos de cobre, você, se for comprar um reagente, vai escolher, é claro, aquele anidro, pois de modo contrário, você estará comprando, em parcela, água.
CÁLCULO DA VARIAÇÃO DA ENTALPIA (experimental)
Devemos fazer duas análises para encontrar o valor experimental:
1ª: entalpia reticular (ΔHret) que ocorre quando um soluto se dissolve na água;
2ª: entalpia de hidratação (ΔHhid), depois da separação dos íons, eles são envolvidos pelas moléculas do solvente. No caso da água, ela é o solvente e dizemos que está ocorrendo uma hidratação.
Sendo assim. a hidratação do sulfato de cobre é exotérmico, o que justifica a
elevação da temperatura do sistema após a adição de água.
Imagens:
MARTYN F. CHILLMAID/SPL/Latinstock
MARTYN F. CHILLMAID/SPL/Latinstock
triplenlace.com/
João A.G.Kazmirski
Dados:
objetoseducacionais2.mec.gov.br
Por João A.G.Kazmirski
Nenhum comentário:
Postar um comentário