O The Scientist Backyard explora o que acontece quando o sal fundido (cloreto de sódio) é jogado em água. Como você pode ver, os resultados são bastante dramáticos! Eles demonstram bastante o efeito físico do processo. A diferença extrema de temperatura entre a água em estado líquido (<100 graus Celsius) e o sal fundido (> 800 graus Celsius) faz com que a água se vaporize instantaneamente devido ao efeito Leidenfrost. Esta camada de vapor protege a água em estado líquido a partir do sal fundido - até que isso não acontece. Quando alguma força motriz faz com que a água toque o sal sem a camada de vapor de proteção, a diferença de temperatura extrema superaquece a água, fazendo com que ela se expanda violentamente, e alimente a explosão.
Efeito Leidenfrost (source Vystrix Nexoth ) |
O efeito de Leidenfrost é um fenômeno que pode ser facilmente reproduzido e observado, por exemplo, quando você derrama pequenas gotas de água em uma superfície extremamente quente, como uma chapa de fogão, ou em laboratório, em uma chapa de aquecimento, você poderá observar tais gotas se deslocando, como que "caminhando" pela superfície até sumirem por evaporação, em termos mais técnicos, a gota produz uma camada isolante de vapor que previne que o líquido evapore rapidamente.
A titulo de curiosidade, o efeito já teve enormes impactos no passado, pois esse efeito se observava fazendo explodir locomotivas a vapor. Mas foi descoberto agora que, com um pequeno truque geométrico pode se usar o mesmo efeito para se mover o líquido, o que pode revolucionar sistemas de troca de calor, como em chips de computador ou motores de foguete, e de controle de fluídos em aplicações industriais.
**O efeito é nomeado assim em homenagem a Johann Gottlob Leidenfrost, médico e teólogo alemão que discutiu o assunto em A Tract About Some Qualities of Common Water em 1756, "quando se derrama um pouco de água sobre uma chapa muito quente (a uma temperatura bem superior à do ponto de ebulição da água) e disposta horizontalmente, a água se divide em gotículas e não se vaporiza imediatamente. Forma-se uma camada de vapor (que é um isolante térmico) de modo que as gotículas de água não fiquem em contato direto com a chapa, mas boiem sobre o vapor."
(Imagem / crédito video: The Scientist Backyard; apresentado por Simon H)
Referências: http://www.wimp.com/mythbusters-crew-dips-hand-in-molten-lead/
http://www.ideafixa.com/
http://fuckyeahfluiddynamics.tumblr.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário